O DCE Quilombo dos Palmares esteve presente, no último dia 14 de setembro, na V Assembleia Estadual da ANEL-AL que contou com a presença de estudantes de várias cidades de Alagoas. Uma clara demonstração do caráter representativo desta entidade nacional que a gestão “Pra balançar o chão da praça” constrói.



Reunidos no Espaço Cultural da UFAL, em Maceió, mais de 50 estudantes, entre os quais: secundaristas dos Institutos Federais de Maceió, Marechal Deodoro, Penedo e Satuba, universitários de Maceió e de Delmiro Gouveia, alunos de faculdades privadas, Centros Acadêmicos, DCE UFAL e DCE Uncisal, discutiram e deliberaram sobre os próximos passos da organização das lutas da juventude alagoana – que certamente serão potencializadas através da construção de uma entidade disposta e combativa.


O evento foi iniciado com uma saudação dos trabalhadores que estiveram ladeados com a juventude nas grandes paralizações de 11 de julho e 30 de agosto, e seguido de uma mesa de abertura sobre “as mobilizações da juventude e o protagonismo das mulheres”. Na segunda parte da Assembleia, os estudantes livres se dividiram em cinco grupos de discussão onde apontaram várias resoluções sobre educação, saúde pública, combate a machismo, situação da juventude negra e organização dos secundaristas. Na ocasião, também foi eleita a nova Comissão Executiva Estadual.


O próximo semestre será um tempo de muitas exigências por uma educação sem catracas: e, desde já, como resolução prioritária da V Assembleia Estadual da ANEL Alagoas, estaremos construindo uma grande campanha por todo estado para exigir do governo Teotônio Vilela (PSDB) a realização de concursos públicos para a educação e efetivação dos atuais monitores. Chega da inércia desse governador que é um atravanque a educação pública. Queremos concurso público já!


Segue também a luta pelo Passe Livre em Maceió, Delmiro Gouveia e outras cidades alagoanas, além das campanhas “O Petróleo é nosso” e o “Revoga, Dilma” que exige a revogação da restrição à meia entrada e do monopólio das carteirinhas da UNE. 

Por André Albuquerque, membro do DCE e estudante de Eng. Civil.

0 comentários:

Postar um comentário