Por Felipe Sales (Bata), estudante de Ciências  Sociais e membro do DCE.

Uma Universidade esteja ela onde estiver deve ser colorida. E o colorido nesse sentido não se refere apenas e tão somente as cores em que serão pintadas suas paredes.  O colorido de uma universidade deve ser permeado por uma diversidade de raças, por uma diversidade de gêneros, por uma valorização da produção cultural, artística e politica. A universidade deve ser um nicho de incentivo a essas atividades.  Mas, infelizmente, estamos, dentro das universidades, cada dia mais pressionados a nos afastar dessa realidade.

A logica do mercado tem arrombado, uma por uma, as portas da educação. Cada dia mais, vemos essa logica querer se apossar  dos espaços de convivências utilizados pelos estudantes e professores. Cada dia mais, vemos essa logica incentivar os estudantes a não permanecerem na universidade. E cada dia mais, vemos o individualismo querer ditar um outro tipo realidade. Mas, felizmente resistimos. Felizmente, para azar de nossos governantes e seus planos educacionais, ainda temos a capacidade de inventarmos e nos reinventarmos todos os dias. E essa invenção e reinvenção passou essa semana pela unidade de Palmeira dos Índios.
Na terça (23) e na quarta (24) aconteceu, na ufal de Palmeira dos Índios, a 5° edição do Cultura em Movimento. Um evento realizado por estudantes e professores com o objetivo de colorir a universidade. De colorir sua unidade com filmes, cultua popular, poesia, músicas, debates, livros, politica e muito mais. Um evento que irrompe de um cotidiano cadenciado, sequenciado, delimitado e que grita: do estudo pra casa, do estudo pra casa! como se só houvesse estudos dentro da sala de aula. Irrompe para dar formas maleáveis a uma realidade que precisa ser vívida em uma universidade que vai muito mais além do que uma simples sala de aula.

Nesse sentido, nos, do DCE – Quilombo dos Palmares – não só incentivamos como também apoiamos, participamos e construímos atividades como essas. Palmeira dos Índios pôde contar conosco e queremos incentivar as demais unidades a fazer o mesmo. Contem com a gente. Vamos todos juntos, DCE, Centros Acadêmicos, estudantes e professores, ao sairmos da sala de aula, colorir toda ufal. 

Vejam as fotos do evento no link logo abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.660502377314960.1073741838.620925774605954&type=3


1 comentários:

  1. Por uma universidade onde se possa demonstrar a capacidade dos que por lá estão, seja nos estudos e por quê não nas artes? Parabéns ao DCE e ao pessoal do Cultura em Movimento, por nos trazer um lugar mais agradável e colorido.

    ResponderExcluir