Rafael Almeida e Wibsson Ribeiro, membros do DCE-UFAL.

O ano de 2013 foi especial para o país. Foi o ano em que a população, sobretudo a juventude, saiu às ruas para reivindicar uma vida melhor. As lutas de Junho contra o aumento das passagens deram início a uma série de atos em todo o Brasil. O lema já dizia: “ Não é só por 0,20 centavos” . E não foi! Em 11 de Julho e 30 de Agosto, tivemos um ensaio para uma greve geral que paralisou o país. Os trabalhadores estavam começando a entrar em cena.

Em Alagoas, a luta também aconteceu: conseguimos barrar o aumento das passagens em 2013. A Praça Centenário virou símbolo da luta do povo de Alagoas. Durante o segundo semestre, vimos a população de Maceió fazendo atos, ocupando vias por causas justas: saúde, educação, saneamento, segurança. O espírito da luta penetrou a consciência dos maceioenses e mostrou o caminho.

Se por um lado a população saiu de casa e foi lutar por direitos, os governos ainda não entenderam o recado e seguem cometendo seus absurdos. O Governador Téo Vilela segue inerte quando o assunto é melhorar a vida da população. Recentemente, trabalhadores da Maternidade Santa Mônica e do HGE cruzaram os braços em repúdio à precarização dos serviços, e agora a PM, Bombeiros e Samu estão paralisadas também em repúdio ao governador, contra o descaso com as categorias. Essa paralisação gerou um clima de caos no estado e a sociedade alagoana simplesmente não aguenta mais tanto abandono.

Nós, do DCE- UFAL “Quilombo dos Palmares”, cuja gestão constrói a Assembleia Nacional de Estudantes - Livre (ANEL), entendemos que o papel do Movimento Estudantil é muito mais que lutar por educação; entendemos que a juventude da universidade tem o dever de lutar contra as desigualdades, contra os desmandos e contra os governos que não estão ao lado dos trabalhadores. Chegou a hora de dar uma resposta aqui em Alagoas. Chega de corrupção, chega de precarização na saúde e educação. É HORA DE GRITAR FORA TÉO!

Por isso, fazemos um chamado à juventude alagoana para participar do grande ato nesta segunda-feira, dia 23/12/2013, às 14h, na Praça dos Martírios, em frente ao Palácio do Governo.

Que Alagoas seja realmente a Terra da Liberdade, não a terra do medo!

É HORA DE VOLTAR ÀS RUAS!
O POVO ACORDOU PRA DERRUBAR O GOVERNADOR!
FORA TÉO!

0 comentários:

Postar um comentário