Diante de mais um atraso de pagamento, os bolsistas do Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) decidiram paralisar suas atividades. O DCE Quilombo dos Palmares apoia esta iniciativa e a luta pela valorização da arte. O Corufal, nos seus 40 anos de existência, conquistou com muito esforço dos seus integrantes - formado majoritariamente por ex-servidores da UFAL, além de pessoas da comunidade alagoana, visto que o coro é uma atividade de extensão - o reconhecimento internacional pela qualidade do seu trabalho na área do canto coral.

De 2013 pra cá, este aparelho cultural conta também com a participação de 30 bolsistas que foram submetidos a um processo de seleção. A incorporação destes estudantes foi resultado de muita reivindicação e luta da comissão do coro. No entanto, nos últimos meses, assim como centenas de outros, os bolsistas do Corufal estão sofrendo com os atrasos de pagamento. É hora de impulsionarmos uma luta unificada dos bolsistas da UFAL, nas suas mais distintas modalidades. Afinal, se o governo Dilma tem dinheiro para a copa do mundo, tem que ter para assistência estudantil.


Segue, na íntegra, a notificação de paralisação dos bolsistas do Corufal:

Desde o início do ano de 2014, os bolsistas da UFAL e do Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas, em particular, vêm recebendo suas bolsas com um atraso para além de duas semanas. E, pior, a gestão parece naturalizar esta situação, como se o atraso não causasse sérias implicações na manutenção dos estudantes nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os mecanismos de controle da frequência dos bolsistas, em contrapartida, funcionam com eficiência e criam uma situação de visível dicotomia.

Se a fria redação do decreto n.º 7.234/10 estabelece que o Plano Nacional de Assistência Estudantil deve minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e assegurar a permanência dos jovens na educação superior pública federal, a realidade mostra-se diferente.

Levando em conta todos os gastos com moradia, alimentação, transporte, inclusão digital, cultura, materiais pedagógicos, etc., o atraso no pagamento das bolsas é inaceitável. Vale salientar, além disso, que vivemos numa cidade onde o passe livre estudantil no transporte coletivo ainda não é um direito conquistado e frequentamos uma universidade onde os alunos do Espaço Cultural, por exemplo, veem negado o direito de se alimentar num restaurante universitário.

Neste contexto, os bolsistas do Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas, reunidos no dia 19 de maio de 2014, RESOLVEM:

a) Paralisar suas atividades até a regularização do pagamento de todos os bolsistas deste aparelho cultural;
b) Condicionar o retorno das atividades ao firmamento de um termo de compromisso com o seguinte caráter: que os bolsistas da Proest e Proex, nas suas mais diversas modalidades, sejam dispensados de suas atividades a cada situação de atraso de pagamento sem prejuízo na frequência e só retornem às atividades no primeiro dia útil após a efetivação do pagamento.

Maceió, 19 de maio de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário