O dia 15 de maio foi marcado por diversas mobilizações em todo país e contou inclusive com a solidariedade internacional, jovens de pelo menos oito países se reuniram nas ruas ou em embaixadas brasileiras para denunciar as contradições da Copa do Mundo. Junho de 2013 deixou muito claro que a juventude e os trabalhadores estão cobrando a conta do megaevento.

Em Alagoas não foi diferente. Estudantes da UFAL e da Uncisal paralisaram as aulas. Mas, muito além disto, na UFAL nossa paralisação era também por mais assistência estudantil e pela imediata abertura do novo restaurante universitário, prometido pela gestão de Eurico Lôbo há muito tempo.

O ato encabeçado pelo DCE Quilombo dos Palmares chamou atenção da comunidade universitária, da imprensa alagoana e deixou tensa a gestão da Universidade. Enquanto perguntávamos: “Eurico, cadê o RU?”, o Pró-reitor Estudantil correu pra TV Gazeta pra anunciar a abertura do restaurante ainda neste mês (CLIQUE AQUI e assista). Este compromisso público se traduz numa importante vitória parcial para os estudantes da UFAL que não suportam mais dividir prato de comida com um colega – algo nutricionalmente inadequado - ou até mesmo ficar sem se alimentar durante suas atividades acadêmicas.

Diante de várias protelações, parece que agora o RU vai abrir. Apesar disto, nossa luta deve continuar firme. Fica claro para todos os estudantes que cada vez que abrimos mão de um direito, ficamos mais fracos para as batalhas que estão por vir. Mas cada vez que resistimos e lutamos, o resultado são conquistas.

Muitas outras coisas precisam ser profundamente questionadas dentro da nossa universidade, sobretudo, o modelo de bolsas trabalho que atrapalham nossa vida acadêmica, a morosidade na construção dos novos prédios da residência universitária e dos restaurantes nos campi do interior. Já sabemos o caminho!

0 comentários:

Postar um comentário